Como manter a casa organizada, mesmo fazendo home-office.

Trabalhar de casa para muitas pessoas pode ser mais produtivo conseguindo ter mais foco na execução das tarefas, mas para outras pode se tornar um pesadelo.

Pois na nossa casa as tarefas domésticas acabam chamando mais a nossa atenção e podem se transformar no em um grande vilão roubando a nosso tempo.

Para muitas pessoas o que também acaba atrapalhando é ter uma carga mental cheia de informações que se misturam em trabalho, serviços da casa, filhos, nossos compromisso pessoais e as redes sociais, fazendo com que o dia passe e a gente não consiga fazer nem uma coisa e nem outra direito.

Todos temos 24horas por dia e elas precisam ser bem divididas para que a gente possa dar conta de toda demanda.

Um dos maiores vilões do nosso tempo pode ser as redes sociais, e sem perceber passamos horas navegando pela internet. O ideal seria colocar um timer de 15 minutos, e quando ele tocar desligue e foque em outra tarefa.

É importante que você identifique bloco de tempo livres dentro do seu dia, para que consiga ter foco e executar tarefas especificas sem interrupção.

Quando conseguimos entender a nossa demanda, fica mais fácil iniciar uma mudança de hábitos e começar a nos planejar melhor para não cair na procrastinação.

Para sua casa pense em um cronograma simples, com tarefas que você sabe que consegue realizar.

Se planeje e faça o mínimo diariamente, arrumar a cama, lavar a louça, recolher objetos que ficam espalhados pela casa e recolher o lixo, já irão te trazer a sensação de dever cumprido.

Peça ajuda! Todos que estão na casa como o marido e os filhos, devem fazer parte dessa empreitada. Tenha uma conversa franca dizendo que você precisa de ajuda.

Deixe que eles falem como eles podem te ajudar, pode não ficar do jeito que você gosta, o mais importante é que eles estão participando dessa tarefa com você.

Reflita: Antes feito, do que o perfeito, não feito!

Se ao menos eles seguirem as regras de: Tirou, guardou; sujou lavou; você já vai perceber a diferença na sua casa.

Separe duas rotinas distintas no dia, são elas a rotina matinal e a noturna. São quinze minutos, sem distração, onde você vai perceber que vai conseguir fazer muita coisa.

Separando esse bloco antes de dormir, você consegue fazer uma ronda por todos os ambientes, colocando as almofadas e os controles da sala no lugar, vai recolhendo pertences esquecidos, confere se a louça esta lavada e até pode deixar a cafeteira pronta para o dia seguinte.

Ao acordar, e ver que a rotina noturna funcionou, você vai ter paz, uma sensação de que a casa está no lugar. Tome seu café com tranquilidade e parta para mais quinze minutos, abrindo as janelas para arejar a sua casa, arrume as camas, faça o básico no banheiro e recolha o lixo. Sua casa estará organizada, sem muito esforço.

O importante é que essa rotina trabalhe a seu favor, para quem tem o auxílio de uma funcionária, seja ela mensal ou semanal, e é ela que faz as tarefas mais pesadas de limpeza. Pense que nos dias que ela não vem, o seu fluxo de tarefas deve ser mais simples, apenas para que a limpeza seja mantida.

A rotina alimentar também deve ser planejada, com o dia a dia corrido, você pode não saber o que preparar para a família e nesse momento em que estamos todos em casa, manter uma alimentação mais saudável e menos Ifood é o mais indicado.

Que tal planejar um cardápio semanal ou mensal com uma lista de compras pré definida, que vai te ajudar a manter a alimentação da sua família mais saudável e trazer mais facilidade no preparo das refeições.

Quando a rotina se torna sua aliada, você consegue manter a casa organizada, sem ser engolida por ela. Pondere, sua casa pulsa, ela tem vida, são os cuidados com a alimentação, com a limpeza, com as roupas para lavar, passar e organizar de volta nos armários.

Seja flexível, a nossa vida é cheia de imprevistos, e se acontecer alguma coisa e você não conseguir dar conta de cuidar da casa naquele dia?

Não se culpe por isso, as vezes é preciso ser relevante, faça o que é mais importante e tudo bem!

Não se cobre por não ter conseguido, faça no seu ritmo.

E para manter a casa funcionando mesmo fazendo home-office é importante ter um planejamento prévio, pois sem ele a sua casa e o trabalho juntos, podem não funcionar.  

Tendo um equilíbrio, você vai perceber que vai ficar mais fácil cuidar de tudo, da casa, da família e realizar o seu trabalhar em home-office de forma mais organizada.

Eu sou a Josi Scarpini, Gestora residencial e Personal Organizer, sou proprietária da Faz e Organiza onde trabalho a mais de três anos ajudando famílias a manter a demanda da casa sempre de forma planejada e organizada.

Para você que precisa de uma alimentação mais saudável e um planejamento de cardápio, indico a nutricionista Andreia Lara, que trabalho comigo que vem ajudando famílias a manter a alimentação saudável, principalmente nesse momento.